Em 27 de abril de 2017 por Jana Coimbra
Após o badalado lançamento de seu livro, recentemente, no auditório da UEMG/Carangola, dia 24 de março, a então escritora Glaciene Lyra aguarda, com a expectativa e ansiedade peculiares aos escritores, o lançamento nacional da segunda edição de seu livro sobre “Dislexia”, em São Paulo, pela Editora Oikos.
Para a escritora/mestra em Educação, Religião e Teologia, Glaciene Januário Hottis Lyra, mais conhecida como Gal, a noite de lançamento de seu livro foi a realização de um sonho de dois anos e meio de muito estudo e discussões sobre um tema atual, embora ainda polêmico – a Dislexia – estando diante de uma plateia interessada no assunto e inteiramente diversificada.
Gal chega a se emocionar quando comenta a enorme satisfação de lançar um livro diante de um público totalmente diversificado, envolvido com o tema e ávido de novas informações. Ela fez questão de apresentar e agradecer, individualmente, a presença de seus representantes familiares e ganhou efusivos aplausos da plateia, que lotou o salão nobre da UEMG/Carangola.
O lançamento, prestigiado pelo Prefeito Paulo Pettersen e a primeira dama Rita Pettersen, ganhou também as devidas atenções de vereadores, mestres, professores, médicos, pais e, inclusive, alunos da autora, das mais variadas faixas-etárias, que se impressionaram com a brilhante participação da renomada médica, Valéria Modesto Barbosa Leal.
A neuropediatra, Valéria Leal, destacou a importância de “deixar a criança ser criança”, enfatizando que não apoia a escola que exige da criança mais do que a idade dela permite como, por exemplo, alfabetizar uma criança no pré-escolar. E salientou também a necessidade de respeitar o tempo de aprendizagem das crianças, principalmente, as portadoras de transtornos de aprendizagem.
O Livro
O nome do livro é grande como é a discussão em torno do tema – “Dislexia. A escrita nas entrelinhas, formando palavras, comunicando com o mundo, só se aprende lendo e escrevendo”.
O livro não teve patrocínio. A publicação pertence à Editora OIKOS – a autora tem apenas uma percentagem sobre as vendas e a segunda edição já está em tiragem.
Em Carangola, o livro pode ser encontrado na Escola Officina do Saber (Av. Machado de Assis, Triângulo – 3741.5071 – de segunda a sexta-feira) e na loja Casa e Arte (Rua Padre Cândido, 18 – Centro da cidade – 99827.4181 – de segunda a sábado) pelo valor de R$ 25.
A escolha do tema
Desde 1997, Gal iniciou vários cursos, simultaneamente, na área das dificuldades de aprendizagem, uma vez que trabalhava na educação, e sentia-se intimamente incomodada com a situação das crianças que não aprendiam – queriam aprender, porém não conseguiam. Iniciou então seus estudos nas áreas da Psicanálise, da Psicopedagogia Clínica e da Neurociências, áreas que permitiram maiores conhecimentos de nuances que envolvem nas crianças o “universo do não saber”, ou seja, da “dislexia”, comum em crianças, adolescentes e adultos e dificilmente diagnosticada.
Somando-se a isso as poucas obras que fazem referência à essa temática, Gal iniciou sua escrita por ela, a “dislexia”, que só após cuidadoso diagnóstico dos transtornos de aprendizagem, torna-se ponto de partida para garantir que a criança e sua família tenham acesso a acompanhamentos adequados e eficientes.
A Dislexia
A dislexia não pode ser considerada um problema ou uma patologia adversa e desconhecida. É necessário ter consciência da sua complexidade. O tratamento precisa ser iniciado logo após o diagnóstico.
A aceitação do diagnóstico não é um problema que se supera rapidamente; demanda reflexão, amadurecimento, o modo como se portar diante da vida, diante do dito “não normal”. É importante que “a aceitação” trilhe o percurso para o caminho da “cura”. É aceitar para seguir. Seguir em frente para o tratamento acontecer e se solidificar.
– “Já não se tem mais tempo. O tempo é agora. E, sem dúvida, uma das formas mais eficazes de se tratar a dislexia é o amor. O que não pode é permitir que o incômodo seja o protagonista do processo, garantem os estudos mais recentes”, segundo a mestra Glaciene.
Palestrantes
GLACIENE JANUÁRIO HOTTIS LYRA. Mestra em Teologia, Educação e Religião (Educação Comunitária para Infância e Juventude), pela Escola Superior de Teologia/Programa de Pós–Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). É Pedagoga, Psicanalista Clínica, Psicopedagoga Clínica, Hospitalar e Institucional. É Professora Mestra de Pós-Graduação de Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Educação Especial e Inclusiva. Trabalha com Crianças e Adolescentes na área de dificuldades de aprendizagem. Clínica em consultórios, hospitais e escolas. Ministra palestras na área de Psicanálise, Neurociências, Dificuldades de Aprendizagem e da Educação. Atua como consultora psicopedagógica em escolas, empresas e prefeituras. Na área de publicações é autora, organizadora ou participante de dezenove publicações científicas. Atualmente é designada professora pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e atua como coordenadora de Extensão em Carangola, MG. Atua também como Especialista em Educação Básica (EEB) e Supervisão do Estado de Minas Gerais, onde se efetivou em concurso.
DOUTORA VALÉRIA MODESTO BARBOSA LEAL. Formada em Medicina pela UFJF, em 1993. Residência Médica em Pediatria pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, com Área de atuação em Neurologia Infantil, em 1997. Os atendimentos clínicos são para crianças, adolescentes e adultos, tendo em vista o desenvolvimento total do ser humano. Áreas de interesse: 1) Saúde Mental A) Transtorno de Déficit da Atenção/Hiperatividade (TDAH) e comorbidades associadas. B) Transtornos do Espectro Autista C) Neurodesenvolvimento Psíquico D) Distúrbios da Linguagem E) Transtornos da Aprendizagem F) Cefaléia G) Epilepsia 2) Fundadora Programa Mente Confiante – Pílulas de Neurociências para a Saúde Mental – diagnóstico, tratamento e acompanhamento para pessoas com o TDAH e outros distúrbios neuropsíquicos. 3) Biofeedback/Neurofeedback – realização de vários cursos nacionais e internacionais com professores renomados, entre eles Erwin Hartsuiker (Mind Media), Linda Walker (MHR, LPC, QEEG-T, BCN, BCB), Cynthia Kerson (BSI, Marin Biofeedback) e Antônio Martins Mourão (British Psychological Society). 4) Formação em QEEG – Mapeamento Cerebral Quantitativo pela London Scientific Neurotherapy, Londres, Inglaterra, mantendo parceria de trabalho com QEEG & Brain Research Lab, Diretor Antônio Martins Mourão.