Em 30 de agosto de 2024 por Jana Coimbra
“O que é cidade se não as pessoas”?
(Shakespeare)
– O MÊS DE JULHO encerrou seu compromisso com o calendário anual (2024) deixando – nos um gostinho de “quero mais” ano que vem, e ratificando que foi mais um que passou em nossas vidas. De fato, “Julho é aqui”, assim escrevi ano passado e continuo afirmando tal máxima após encerrada tão aguardada festividade para nós carangolenses e visitantes. Uma semana de energia que não se explica, sente-se! Encontros, abraços de gente que veio para ver e ser visto e rememorar fatos antigos com aquela eterna nostalgia. Uma característica genuína do nosso povo, “um estado de prazer e celebração”.
– APALAUSOS à Diretoria do Sindicato Rural e Prefeitura Municipal de Carangola, parceira fundamental para o sucesso da 73ª Exposição Agropecuária e Industrial de Carangola. Pavilhões, barracas, shows, parque de diversão entre luzes e cores formando o conjunto da obra naquele ambiente energizado, saudável e festivo, abrigando, repito, um revival de sentimentos, num inverno atípico.
– AS TRADICIONAIS BARRACAS, como sempre, point da grande parcela de participantes da EXPÔ. Encontros de amigos e casais previamente marcados se fizeram presentes, fortalecendo, ainda mais, os laços de companheirismo e amizade. Outros, de familiares, também marcaram presenças. Vale registrar o encontro de ex funcionários da Minas Caixa, que não se viam há 30 anos, foi festivamente comemorado no “Pavilhão Redondo”.
– A SEMANA DO GADO CANCHIM foi a grande atração da pecuária com palestras, leilão e coquetel degustativo. Presença de geneticistas, pesquisadores e zootecnistas para amostragem de uma novidade entre nós, o gado CANCHIM. Um tipo de gado de corte criado para suprir a necessidade mundial de alimentação com grau de sangue 5/8 chalorês e 3/8 zebu. Tal inovação foi trazida a nós pelo carangolense Emílio Soares Gouvêa, um grande entusiasta do ramo e, promete, nova exibição ano próximo. Parabéns, Emílio!
– HOMENAGEADO, “in memoriam“, espaço da Check-up Net no recinto do Sindicato, o saudoso Alessandro Figueiredo Padula, precocemente tirado do nosso convívio. Uma emocionada promoção de amigos próximos da família ali presente: Neide Figueiredo Padula, o filho Geovane e demais familiares.
– O BAILE DE NÚMERO SETENTA – O CARANGOLA TÊNIS CLUBE promoveu, ou melhor recebeu, grande público para comemorar seus 70 anos de gloriosos serviços à nossa comunidade. Um convidado muito especial aqui esteve para receber as devidas homenagens ao fundador do Clube, o inesquecível e admirável Jonas Esteves Marques. Refiro-me ao seu neto Jonas Marques Ribas, acompanhado da esposa Juliana e da prima Ana Maria Marques Esteves. “Joninhas”, sempre simpático e cortês, agradeceu, em nome da família tal apreço. A propósito, o baile foi animado pela Banda Brasil 70.
– ACONTECEU
– Em BH, a bela família Bevilaqua/Hosken reunida na formatura da filha Isadora em Medicina. Aí estão: Fernando, Carolina, Isadora, Amazília e Fernando Hosken Filho.
– EM SP, os estimados amigos Magda e Manoel Pinto de Souza comemoraram 50 anos de uma união feliz com todo clã presente, Bodas de Ouro!
– EM BH, foi inaugurado na AMAGIS (Associação dos Magistrados Mineiros) O espaço Cultural Itinerante “Juiz Diógenes de Araújo Netto”, com a presença de familiares, amigos e grande número de associados. Tal espaço tem como objetivo principal a promoção cultural. Mauro Grossi Araújo, agradeceu em nome da família a importante homenagem ao pai.
– EM CARANGOLA, aconteceu a entrega da “COMENDA João Bello de Oliveira”, uma homenagem a outro ilustre carangolense idealizada e realizada por Francisco Cabral, o dinâmico “executivo” do Jornal O Combatente. O evento aconteceu no “Bar do Batuta” privilegiando a: Décio Cancela, Hussein Kalliccoo, Dr. Luiz Iguaci Gouvêa Jr., Fernando Carim, Ana Lúcia e Flávio Almeida Campos, Sílvio de Paulo Pereira, Dr. Anderson Finotti, Tutti e Marcelo, Márcio (Batuta) e Flávio Queiroz. Todos presentes ao evento, sendo que outro grupo será homenageado oportunamente.
– O CARANGOLENSE JOSÉ DIRCEU AYRES MIRANDA lançou, em noite de autógrafos, seu livro “Escrevendo para o Melhor Amigo”, com apresentação do Pe. Willis de Oliveira Gama. Noite no CTC, chancelada pelo Centro de Difusão Cultural “Padre Paschoal Rangel”.
Pedro na Confeitaria com amigos do avô
Elaine e Fernanda Azevedo, Maria Helena e Mayra Oliveira – jornalista Record/BH
Amazilia Beviláqua entre Érika, Larissa e Marly
Nova geração de empresários: Natália e Wellignton Soares – Nat Decora
Pedro e Miguel com as mamães Priscila Amaral e Érika Kamil
Amanda Valério e Renata Barcelos no comando do Centro Fisio
Presença gratificante entre nós no Sub Mix: Maria das Graças Souza/BH
Anabel Elaine Calito entre Heath e o filho Emílio Soares Gouvêa, no Bombocado Bistrô
Fabrini Beviláqua Costa participando ativamente dos Jogos de Futebol Feminino nas Olimpíadas de Paris/24. Em campo e com o ator Tom Cruise
– ANIVERSARIANTES Julho e Agosto: Padre Jamir Pedro Sobrinho, Samuel Hosken – Sônia Furlan – Evandro Pereira Luz – Maria do Carmo Pereira Luz – João Pedro Magalhães Lourenço Neto – Eduardo Perez Luz – Silvia Santos Botelho – Maria Aparecida Camargo Oliveira – Jandira Machado Lourenço – Cláudia Moreira – Cláudia de Moura Sangi.
– FALECIMENTOS – Lamentamos informar os falecimentos dos carangolenses: Luzia Alves do Amaral, João Pio Rezende (BH), Aluízio Camargo de Oliveira e Walton Magalhães Lima. Aos familiares, nossos sentimentos.
– NO RIO DE JANEIRO FALECEU DIÓGENES PAIXÃO, o “Mineiro do Bar” como eu o denominava. Santa Teresa, tradicional bairro do Rio e mundialmente conhecido através de seu bar no circuito gastronômico, “chorou de dor” com sua partida. Assim como parentes e amigos próximos. Descanse em paz amigo, seu histórico já foi relatado aqui na entrevista PERSONA em 13 de setembro de 2023: “Copacabana Palace – Hotel Sedução”.
– LUTO NACIONAL: Lamentamos registrar o falecimento em São Paulo/SP de um dos maiores comunicadores televisivos do Brasil: Sílvio Santos. Em Paris faleceu Alain Delon, uma lenda do cinema francês e ícone da juventude ano 60.
– AS OLIMPÍADAS PARIS 2024 chegaram ao fim levando ao mundo inteiro momentos de união, esporte e cultura. Parabéns Medalhistas e toda delegação brasileira participante. A evolução das nossas estrelas vem acontecendo a olhos vistos. Parabéns ao governo francês pela organização do grande evento. Lamentamos o desfile grotesco e de mal gosto apresentado na abertura dos jogos Olímpicos, quando uma homenagem aos eternos figurinistas franceses Jaques Fath, Dior, Madame Grés e Chanel mereceriam receber o devido reconhecimento em momento tão mundialmente participado. Fica-nos a imagem de Gabriel Medina, surfando nas águas da Polinésia Francesa, Ilha de Teahupoo (Taiti), não apenas nas gigantescas ondas mas também em nossas emoções. AU REVOIR!
Dedico a coluna de hoje aos inúmeros conterrâneos que aqui estiveram neste período festivo. Valeu abraçá-los, revê-los e sentir vibrações positivas de todos. Nossa cidade possui um forte sentimentalismo em seu DNA.
Até mais ver
Murilo Roberto Pereira
Elaine Azevedo
9 de setembro de 2024
Querido Murilo, é sempre uma alegria ir à Carangola e encontrar você para um bom papo e um cafezinho. A nossa cidade tem a tradição de promover o reencontro dos amigos e da família, é mesmo uma “refestança”! Um grande abraço.
Constança Maria Leite
4 de setembro de 2024
Parabéns meu amigo!! Você como sempre, apresentando as mais preciosas memórias junto de pessoas especiais !! Nós do Centro de Difusão Cultural Pe PASCHOAL RANGEL sentimos honrados por fazer parte do lançamento do livro “Escrevendo para o Melhor Amigo”.