Em 15 de julho de 2024 por Jana Coimbra
“Conservar um bem público é mais que um ato moral e social, é questão de respeito”
(Higor Campos do Nascimento)
Julho é mês de aniversário do Calçadão, de comemorar a data em que foi inaugurado e entrou para a história, dando um ritmo novo, diferente e charmoso à rotina da cidade – revitalizando o centro e o comércio de Carangola de forma ampla, total, geral e irrestrita.
As obras e a inauguração ganharam todas as primeiras páginas de Jornais locais (O Semanal, Folha da Mata, Click Carangola, Carangola Linda Cidade, Jornal da Cidade) e, inclusive, Jornais regionais. Desde então, o Calçadão passou a atrair todos os olhares, atenções, presenças e comentários, tanto de quem chega quanto de quem vai e de quem mora na Cidade.
Nesse dia 06 de julho/2024, o Calçadão completou 12 anos. Ele nunca ganhou, literalmente, o fino acabamento projetado pela arquiteta Lúcia Portilho, mas guardava um segredo que faria toda a diferença: a Construtora que executou a obra (Hidralar/Carangola) teria 05 anos pela frente como responsável pela obra, sem ônus para a Prefeitura, conforme rezava em contrato.
Mas nesse sentido, nada aconteceu. Em 2012, o prefeito Patrick Drumond, que inaugurou o Calçadão, teve mais 06 meses para fazer se cumprir o exigido em contrato, mas não o fez. O novo prefeito que assumiu a seguir (César Ricardo), assumiu em 2013, teve 04 anos dentro do prazo previsto para que a Construtora cumprisse o contrato assumido, mas ainda assim não o fez.
O próximo prefeito (Paulo Pettersen) teve mais 06 meses para ajustar o acordo com a Construtora, mas também não o fez.
Desde 2012, o Calçadão sempre ganhou todas as atenções e comentários, reclamando e reivindicando o acabamento original, desenhado em seu belo Projeto inicial.
Os 04 anos da atual Administração Silas Vieira foram de “mil e um” comentários e reivindicações, sempre registrados em detalhadas fotos, sem nenhum efeito.
Em 2022, ao completar 10 anos de inauguração, o então vereador, Patrick Drumond, entrou com um requerimento na Câmara (086/2022), solicitando ao Prefeito Silas que providenciasse “reparos urgentes no calçamento e na iluminação pública, bem como a limpeza do Calçadão da Rua Pedro de Oliveira”. Mesmo tendo sido aprovado por todos os vereadores, a Administração não deu importância.
Confira aqui:
A força e agilidade da linguagem e imagens virtuais continuam, mas não surtem efeito. O abandono, a sujeira, o descaso, a falta de cuidado e de interesse em relação a tudo que se se refere ao Calçadão “prevaleceram” nesses últimos 04 anos, contradizendo o fato curioso de ter sido a atual Secretária Municipal de Políticas Urbanas, Márcia Campêllo, também Secretária Municipal na época da inauguração, que participou ativamente da escolha e do plantio das “Palmeiras e Arbustos” do Calçadão, e hoje não manifesta o menor interesse.
Recentes publicações exibiram imagens cruéis do “Calçadão” e esperou-se que o “Calçadão” fosse incluído no “impressionante canteiro de obras” que a Administração Silas transformou a cidade nesse ano de 2024.
Mas ainda assim não rolou. Os olhares (da Administração) continuam ignorando o Calçadão e pousam agora sobre a Praça Coronel Maximiano, também abandonadíssima nesses 04 anos da Administração Silas, inclusive, com mais “podas drásticas”, como se fizesse questão de permanecer no “erro do exagero” das podas e de continuar contrariando solicitações de carangolenses.
O Calçadão continua aguardando, porque a situação continua trágica!
Os carangolenses também continuam aguardando! Afinal, “conservar um bem público é mais que um ato moral e social, é questão de respeito”
https://jornalosemanal1.blogspot.com/2012/07/inaugurado-o-calcadao-da-rua-pedro-de.html
https://jornalfolhadamata.blogspot.com/2012/03/iniciada-construcao-do-calcadao-de.html
https://jornalfolhadamata.blogspot.com/2012/05/hidralar-acelera-obras-e-calcadao-chega.html
http://carangolalindacidade.blogspot.com/2012/06/carangola-inauguracao-do-calcadao-da.html
Calçadão da Rua Pedro de Oliveira será inaugurado nesta sexta-feira (06)