Em 9 de janeiro de 2021 por Jana Coimbra
As atenções desse dia 08 de janeiro se voltaram inteiramente para a decisão de Rafael Peixoto Moraes, eleito vice-prefeito de Espera Feliz para o mandato 21/24, e que, por motivo de força maior, foi empossado como Prefeito, no dia 1º de janeiro e, após uma semana, entrou com pedido de renúncia ao cargo, por motivos pessoais, e de forma “irrecorrível e “irrevogável”.
Nessas últimas eleições de 15 de novembro/2020, Rafael Moraes candidatou-se ao cargo de Vice-prefeito pelo Partido Cidadania, na Coligação MDB/CIDADANIA/PDT/PATRIOTA, com o médico Maurélio Carlos da Silva/PDT como candidato a prefeito e foram eleitos.
Por uma fatalidade do destino, 16 dias após as Eleições, o Prefeito eleito, Dr. Maurélio Costa, faleceu, acometido pelo vírus COVID 19.
Rafael é filho de Lina Peixoto e de Paulo Moraes, proprietários da Mercearia Brasinha há muitos anos, desde que se mudaram do Rio de Janeiro para Espera Feliz. É graduado em odontologia, casado com Monique Tavares, tem duas filhas e exerce sua profissão de dentista em Espera Feliz. Sua chapa foi eleita com 5.910 votos – 47% dos votos válidos.
Rafael foi devidamente empossado como Prefeito da cidade, em Sessão Solene, há exatamente uma semana e seu pedido de renúncia ao cargo, causou admiração e perplexidade em seus conterrâneos, seus eleitores e, inclusive, na própria Justiça.
Diante de sua renúncia, o presidente da Câmara Vereadores, Rômulo Donádio/PDT, assume a Prefeitura, pelo prazo de 90 dias, até que sejam realizadas novas Eleições, no dia 11 de abril, conforme já está determinado pelo TRE em todos os Municípios brasileiros que estão com pendências.
Decidido, Rafael Moraes protocolou a entrega de sua carta de renúncia, na tarde desse dia 08 de janeiro, junto ao Ministério Público, Poder Judiciário e à Presidência da Câmara de Vereadores, conforme previsto em Lei. Veja aqui:
Novo Documento 2021-01-08 10.43.46 (1)
O promotor de Justiça de Espera Feliz, Dr. Vinícius Bigonho, comentou que
enquanto profissional, é a primeira vez que vivencia uma situação como essa:
– “Enquanto profissional, nunca vivenciei uma situação dessa. É a primeira vez. E o papel do Ministério Público é fiscalizar todo esse processo, do mesmo jeito que faria, se à frente do executivo estivesse o prefeito eleito, mas fazê-lo com mais atenção ainda durante esse período de 90 dias, enquanto o Presidente da Câmara exerce o cargo de chefia do Poder Executivo. Além disso, também cabe fiscalizar as eleições como eu fiz com as ocorridas em novembro último.
Na verdade, o problema é que nós já temos um período eleitoral que já é um momento em que os ânimos ficam aflorados na cidade. Mas, além disso, estamos num período de Pandemia e aí novamente vamos ter eleições numa situação como essa.
E aí, para finalizar, posso dizer que o Ministério Público estará vigilante na fiscalização da administração pública e vigilante no processo eleitoral, inclusive para o cumprimento das regras de campanhas, que esclareço, são todas aquelas que já conhecemos. Então temos períodos em que a campanha pode ser feita. A campanha não pode começar agora, temos a questão de registro de candidatos, tudo como funcionou da outra vez”.
Caros amigos de Espera Feliz,
Hoje, 08 de Janeiro de 2021, RENUNCIO ao cargo de Prefeito da cidade de Espera Feliz.
Esta decisão foi tomada após profunda reflexão acerca de todo um processo que, em sua essência, se trata totalmente de ordem pessoal, somado ao meu notório desgaste físico, mental e falta de compatibilidade de tempo com minha profissão.
A todo o tempo, desde as primeiras reuniões para se montar coligação para a eleição, sempre disse que meu momento pessoal, familiar e profissional não me possibilitaria assumir o cargo de Prefeito Municipal, mas por uma fatalidade, nunca antes vista em Espera Feliz, esse cargo veio a cair em minhas mãos.
Agradeço a Deus por ter me proporcionado essa pequena experiência à frente da administração municipal.
Sou imensamente grato à equipe que me ajudou a governar e aos servidores municipais.
Ao povo só tenho a agradecer pela confiança e pelo carinho caracterizados nas eleições em que tive a oportunidade de concorrer como vice-prefeito e sair vitorioso nas urnas, bem como nas muitas manifestações quando ando pelas ruas da cidade, tanto no meio urbano quando no meio rural. Rogo a todos que compreendam este momento e esta decisão.
Peço a toda equipe que hoje ajuda a governar o município que continue trabalhando unida e com afinco em prol da nossa gente. A tolerância, o perdão, a parceria, o companheirismo, a seriedade e acima de tudo a honestidade são fundamentais em qualquer empreitada, principalmente na condição em que se administra o dinheiro público e onde o maior patrão de todos é o cidadão que paga as obras, os serviços e ainda o nosso salário.
Gostaria de deixar claro, que continuarei junto aos projetos que participo, de forma voluntária, em prol de Espera Féliz, e que, agora a cidade poderá escolher o próximo prefeito com novas eleições, fazendo assim a vontade popular.
Por fim, gostaria de deixar um agradecimento especial, primeiramente a Deus por me dar força para lutar, a todos da minha família que sempre estiveram ao meu lado nessa caminhada, e aos amigos, pacientes e funcionários. Esclareço, ainda, que o salário relativo aos dias em que fiquei no cargo, será integralmente doado a uma instituição de caridade.
Espera Feliz, 08 de Janeiro de 2021
Rafael Peixoto Moraes
Prefeito Municipal
Confira aqui:
https://www.facebook.com/monique.tavares.85