Em 14 de março de 2022 por Jana Coimbra
– Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena – – Fernando Pessoa –
– PRIMEIRO DE FEVEREIRO DE 2022 – 80 anos que chegaram de mansinho embora sendo, ansiosamente, esperados para os devidos agradecimentos: saúde, família e amigos. Um tripé que só me deu alegrias. Um flashback passou 80 vezes em torno de mim como “retratos de um álbum já tão desbotado. Eh, saudade”.
– “ONTEM, QUANDO EU ERA JOVEM, o sabor da vida era doce como chuva sobre minha língua, as centenas de sonhos eu sonhei e coisas esplêndidas que planejei eu sempre construía, pena, em areia fraca e mutante. E só agora eu vejo os anos vão embora. Ontem, quando eu era jovem, eu nunca parei para pensar o que a vida significava, eu usei a minha idade mágica como se fosse um mágico”…
– …”E NUNCA VI O DESPERDÍCIO E O VAZIO ALÉM. E cada chama que eu acendi rapidamente apagou-se. Os amigos que fiz pareciam estar longe de mim. E só agora eu estou saindo desse estágio para o fim do jogo. Existem tantas músicas em mim que não serão cantadas. O tempo vem vindo para eu prestar contas por ontem. Quando eu era jovem”. – letra e música de Yesterday – de Charles Aznavour.
– OITENTA ANOS – idade emblemática confusa e reflexiva carrregada de histórias vivenciadas, tendo-nos como protagonista e centenas de coadjuvantes em 80 capítulos. Com sonhos, projetos, risos e lágrimas sendo surfadas em uma imensa onda. Viver oito décadas significa também, inevitavelmente, perder muitas pessoas queridas e próximas. Daí, o envelhecimento que no nos enferruja mais rapidamente.
– UM FRIOZINHO na barriga perpassa e como crítico de mim mesmo, fico me perguntando: de onde vim, por onde andei, o que fiz e o que ficou sem fazer. Isto é, um emaranhado labirinto passado a limpo, sem cortes e emendas, como um filme noir. O que sou hoje é fruto das escolhas que fiz e escolher aos 20 anos é complexo e arriscado. “Pedras no caminho? Guardo todas um dia vou construir um castelo…” – (Mário Quintana)
HOJE sinto-me realizado com a família que tenho e que premiou-me com o título de VOVÔ DO PEDRO (04 anos) e sendo este o título, cargo ou posição social que mais me completa, estimula e incentiva. Eles transformam nossos dias e ativam nosso cérebro de forma única, fazendo-nos “viver e não ter a vergonha de ser feliz”.
– RODA VIVA
(Início de um período mais relaxante em dois anos de afastamento e isolamento social)
– NARA ALBUQUERQUE DE SOUZA comemorou, com o requinte que lhe é nato, seus 80 anos dia 15 de janeiro, tendo ao seu lado o marido Maurício Azevedo de Souza, a filha Vivian e nós, Christina e eu, como únicos convidados. Um privilégio que nossa amizade e vizinhança nos entrelaça. Viva “dona Nara”!
– DIÓGENES PAIXÃO – o “Mineiro do Bar”, expõe atualmente no MASP (Museu de Arte de São Paulo) algumas obras do pintor Volpi, de sua valorosa coleção, que lá estão representando o Brasil e suas muitas bandeiras.
– CONCEIÇÃO BELLETTI esteve participando das comemorações póstumas do Dr. Hélio Tostes, em Muriaé, com Missa, almoço e lançamento de um belíssimo livro de memórias do ilustre advogado muriaense que registra, inclusive, referência à amizade entre Conceição e a família. A foto aí está com os filhos do homenageado: Elvina, Bernadete, José Olavo, Hélio Filho, Maria Beatriz e Zulmira.
– SYBYL NAZARETH POUBEL de malas prontas com sua acompanhante, Maria Helena da Silva Candinho, “lépidas e faceiras” para uma excursão à Porto Seguro. Após dois anos de interrupção devido a Pandemia, voltaram a funcionar com SYBYL (94 anos), no comando. Vivas também à ela!
– ALOYSIO CAMPELLO – o longo período de dois anos de afastamento social e reclusão em sua fazenda obrigou o amigo a um tratamento para reabilitar suas forças sugadas pela Pandemia. Está na Casa de Caridade e passa muito bem.
– MANOEL PINTO DE SOUZA esteve, com sua Magda, por uns dias na terrinha. Encontramos-nos na Padaria do Rodrigo Ferreira Bastos (Rua 15) para um cafezinho e em algumas manhãs de sol, calor e piscina no CTC.
– LÚCIO MOISÉS MATTOS após dois anos sem nos ver pessoalmente, estive em sua casa para colocar a prosa interrompida, pela Pandemia, em dia. Participaram também a “afilhada” Eliane e o filho primeiro Luciano. Estou aguardando o retorno de BH para novo encontro.
– ANTÔNIO CARLOS CHEIM E REGINA após uma reclusão obrigatória aqui, seguiram para BH com “passagens de volta” para Carangola já providenciadas”. Um longo bate-papo, via celular, colocou-nos em sintonia. São os “embaixadores” de nossa cidade na capital Mineira.
– LOANDA FERNANDES VALENTE – aqui esteve também circulando e “matando” saudades e lembranças com suas emoções explícitas. Loanda é uma das “meninas” do meu tempo.
– MARIA EMÍLIA HOSKEN MAGALHÃES leitora assídua da coluna e assídua também da hidroginástica do CTC. Além, é claro, de ser uma bisavó assumida e “coruja”. Assim como todos os outros avós e bisos que conheço! kkk...
– LUIZ GONZAGA NOVAES GUIMARÃES, o estimado Dr. Bide, cirurgião plástico de 09 entre 10 celebridades brasilienses, aproveitou alguns dias de relaxamento com sua Maria de Lourdes para uma esticada em Caiobá, praia do litoral paranaense.
– AMIGOS QUERIDOS, mesmo distantes, porém, sempre presentes, Marcos Aguiar Andrade, Ewerton Marques de Gouvea e Marília Fernandes Valente em constantes sintonias.
– …E POR FALAR EM SINTONIA DE AMIGOS, registro a presença das irmãs Luluda/Lelena Guimarães, Amelinha/Maria Emília Freitas, que continuam, mesmo “sob controle” da atual situação, ativas e interativas.
– A SEMPRE ELEGANTE E “COLUNÁVEL” IRENE MAGDA LIMA COIMBRA TAVARES, comemorando também em Brasilia seu aniversário (16.03) com a presença da neta carangolense, Jana Lourenço Coimbra. Haja coração !
– COMEMORANDO NO CTC em noite de muita confraternização e interação o Dia Internacional da Mulher. As escolhidas pelo presidente Pedro Paulo Ditz Drummond foram: Aguida Maria Borel, Eliane Monteiro Lima, Janete Martins, Joane Bastos, Mariza de Souza Marcolino Gonçalves, Mônica Pimentel, Terena Marques, e Therezinha Mendes Torres festiva e calorosamente festejadas. A diplomação foi feita pelo prefeito municipal, Silas Vieira, o presidente da Câmara, Luciano Amaral, o vereador Antônio Carlos Candinho e a professora e a advogada Marluza Fernandes Roriz. Um brinde de champagne encerrou com êxito a noite da qual tive o prazer de cerimoniar a convite do Presidente.
ÁLBUM DE RETRATOS
(Pequena retrospectiva em preto e branco)
Minha casa no Largo do Rosário, esquina com a Rua dos Romanos (Santos Dumont) e inesquecíveis vizinhos: Casa Donozor, Sapataria do Silvio, Chevrand e Milton (Ford) e Açougue do José Turco
“Mãe Vina” e eu em frente à nossa casa
Nossa família reunida no Coreto
Eu e meus irmãos: Ducarmo, Terezinha e Merinho (Foto Pacífico)
Minha Primeira Comunhão na Matriz de Santa Luzia (Foto Pacífico)
No Tabajara Esporte Clube (Ubá) baile a rigor com a Orquestra Tabajara (1968). Princípio do namoro que dura até hoje. “Cola, seu rosto no meu rosto enrola, seu corpo no meu corpo agora, está na hora de dançar…”
As alegrias renovadas bençãos com a chegada de Pedro
NOTA DO COLUNISTA – a homenagem feita na coluna anterior, “JC com saudade de você”, refere-se apenas aos falecidos neste triste período de pandemia e não sendo possível, evidentemente, elencar nomes de todos eles por falta de conhecimento do fato. O que lamentamos e que não invalida a homenagem e a saudade de TODOS que participaram do nosso convívio familiar, social e comunitário.
– LAMENTO INFORMAR o falecimento recente (12.03), em Niteroi/RJ, da carangolense Maria Célia Hosken de Melo, a estimada “Zitoca”. Aos familiares, meus sentimentos.
PONTO FINAL: Uma triste e questionadora imagem de fuga de uma guerra insana. Imaginemos nós, com nossos familiares em tal situação!
Até mais ver
Murilo Roberto Pereira
Nilma
15 de março de 2022
Parabéns Murilo! Que Deus lhe conceda muita saúde para celebrar datas e duas felizes com sua linda família. Um forte abraço. ❤️
Priscila
15 de março de 2022
Orgulho de vc pai ! ❤️
Márcio Domingues Soares
15 de março de 2022
*admirável
Márcio Domingues Soares
14 de março de 2022
Parabéns Murilo, 80 anos bem vividos, muito gosto pela vida, sempre cercado de muito bom gosto. Pessoa admiráve. Que você tenha muitos anos de vida com muita saúde e paz.
Feliz Aniversário!
Parabéns pela coluna “Pessoas e Fatos”
Grande abraço.
Márcio Domingues Soares
14 de março de 2022
Parabéns Murilo, 80 anos bem vividos, muito gosto pela vida, sempre cercado de muito bom gosto. Pessoa admiráve. Que você tenha muitos anos de vida com muita saúde e paz.
Feliz Aniversário!
Joao Valadao
14 de março de 2022
Excelente post! Parabéns Murilo, pelo post também pelos 80 bem vividos e compartilhados com familiares e muuuuitos amigos! Grande abraço!