Em 9 de agosto de 2011 por Jana Coimbra
Esse ano, os produtores rurais comemoraram em dose dupla a 62ª Exposição Agropecuária de Carangola com a chegada de 09 tratores e implementos agrícolas para a Prefeitura Municipal. Eles chegaram exatamente no dia 24 de julho, abertura oficial da Exposição, desfilaram pelas ruas da cidade e permaneceram estacionados em frente a Prefeitura com uma faixa registrando a novidade: “Pela 1ª vez na história a Prefeitura de Carangola adquiriu 09 tratores e implementos para atendimento ao homem do campo do Município. Investimento total R$ 600 mil”. Os dois tratores maiores ficaram no Parque de Exposição para demonstração dos diferente implementos.
Desses 09 tratores, 07 são de pequeno porte, com implementos específicos para a agricultura familiar e os outros dois são tratores maiores de 75 cavalos, com implementos diferentes, para manutenção de atividades agrícolas em geral. Os 09 tratores serão encaminhados para as comunidades rurais do Município, a fim de atendê-las de acordo com a necessidade de cada uma. Os operadores serão devidamente treinados pelo próprio fornecedor dos tratores. Dentro de 20 dias aproximadamente a Prefeitura vai decidir se os tratores ficam sob a responsabilidade das Associações Comunitárias das próprias comunidades rurais ou de um representante das comunidades.
Os 07 tratores de pequeno porte e os implementos foram adquiridos através de Projeto elaborado pela Prefeitura em parceria com a ADESPI e encaminhado ao Ministério da Agricultura e também da articulação política do deputado estadual do PT/MG Reginaldo Lopes. Esse projeto foi encaminhado pelo secretário municipal de planejamento, João Paulo Machado, em dezembro de 2010 e é um Projeto de Desenvolvimento da Agricultura do Setor Agropecuário do Município que, através de um diagnóstico da agricultura no município, detectou 03 pontos críticos – falta de mecanização agrícola; falta de estrutura de armazenamento e comercialização e falta de capacitação técnica (que atualmente está a cargo da Emater).
Os outros dois tratores maiores, de 75 cavalos e diferentes implementos, um foi adquirido através de emenda parlamentar específica para aquisição de um trator, feita para Carangola em 2010, pelo deputado federal Mário Heringer/PSDB-MG. E o outro, foi através de um Projeto do Programa da Meso-região do Itabapoana (que incluiu 09 municípios e Carangola foi o 1º a ser contemplado), elaborado encaminhado pela ADESPI ao Ministério da Integração. Um dos tratores tem a plaina dianteira e mais 009 implementos (arado, grade, enxada, batedeira de cereais, ensiladeira, carreta para 04 toneladas, esparramador de calcário para cafeicultura, sucador e plantadeira adubadeira) e o outro se transforma numa retro-escavadeira com acessório para arado, grade niveladora, enxada rotativa, braço valetador e plaina dianteira.
Faltam ser entregues ainda as duas carretas com capacidade para 04 toneladas. Segundo o secretário de planejamento, João Paulo, esses Projetos geralmente levam de 06 a um ano para serem aprovados e Carangola foi contemplada em apenas 06 meses. Ele está otimista, aguardando a liberação de novos outros Projetos encaminhados ao Governo Federal e impressionado com a repercussão que a chegada dos tratores para Carangola teve na região. As Prefeituras vizinhas estão entrando em contato direto com a Prefeitura de Carangola, a fim de obter informações para elaboração de Projetos.