Em 23 de março de 2022 por Jana Coimbra
Dr. Anchieta Pereira (assessor do provedor/CCC), Francisco Sangy (diretor administrativo/CCC), Dr. Ângelo Marciano Lopes (diretor financeiro/SUPREMA), Dr. Fábio Morando (diretor técnico/CCC), Dr. Ricardo Campello (diretor fundador SUPREMA), Dr. Fernando Hosken (provedor/CCC) e Dr. Jorge Montessi (diretor geral /SUPREMA)
Se depender do otimismo do provedor da Casa de Caridade de Carangola, o médico Fernando Hosken, esse sonho (conforme ele mesmo define) de uma Faculdade de Medicina em Carangola pode estar prestes a se realizar. O pontapé inicial está dado e tem tudo para dar certo.
É no que ele acredita e assina embaixo. Fernando Hosken explicou (e com muito entusiasmo) que a semente foi lançada, tem chance de dar certo e de se tornar o maior investimento da história contemporânea de Carangola.
Tudo começou em família – numa conversa, no início de fevereiro, entre Fernando Hosken e seu primo, o médico Ricardo Campello (carangolense nascido na Casa de Caridade), hoje diretor/fundador da Faculdade SUPREMA e do Hospital Monte Sinai, de Juiz de Fora que, de imediato, demonstrou interesse, agendando logo um encontro entre a Casa de Caridade e a cúpula da SUPREMA/JF para o dia 15 de fevereiro.
Diante do interesse da SUPREMA/JF, agendando de imediato, uma reunião entre as partes, a expectativa do provedor Fernando Hosken e de sua Diretoria aumentou ainda mais. Eles já estiverem na SUPREMA/JF, onde fizeram uma apresentação da Casa de Caridade, em formato digital, e saíram de lá com uma visita da Direção da SUPREMA já agendada e confirmada para o próximo dia 28 de março, a fim de conhecer os dois Hospitais, a cidade e um local provável de funcionamento para a Faculdade de Medicina em Carangola.
Caso os Diretores aprovem o que a CCC e Carangola têm a oferecer para a abertura de uma Faculdade de Medicina aqui, será feita pelo Departamento Jurídico da SUPREMA uma “Carta de Intenção” que deverá ser assinada pela Casa de Caridade e pela Faculdade, confirmando o compromisso assumido entre as partes.
Compromisso que, por sua vez, só poderá vigorar a partir de 2023, por conta de uma Medida Provisória, assinada em 2018, pelo então presidente Michel Temer, suspendendo a criação de Cursos de Medicina no país por 05 anos, de acordo com solicitação do MEC e endosso do ministro da Educação, na época ministro Mendonça Filho e do Conselho Federal de Medicina.
Um prazo que, embora possa não parecer, irá contribuir, e muito, para outro grande investimento que seria a sede própria da Faculdade, de responsabilidade da SUPREMA/JF. Nessa vinda dos Diretores, dia 28 de março, o provedor Fernando Hosken já irá mostrar também o terreno na parte alta do Parque do Jequitibá, do outro lado da BR, como opção – uma vez que a possibilidade da Câmara Municipal aprovar a doação do terreno para a CCC é praticamente certa, como já foi cogitada anteriormente, em 2016. Será uma parceria completa: a CCC entra com o terreno e a SUPREMA/JF assume a obra.
E o que é maior e melhor do que tudo em toda essa parceria: a Casa de Caridade se transformaria em um HOSPITAL ESCOLA, com um corpo médico de mestres e doutores e o número de consultas, gratuitas, muitas vezes ampliado.
– “Há interesse de ambas as partes e isso é o mais importante, o essencial. Nossa ida à Juiz de Fora e a vinda deles agora confirmam esse interesse. O processo é longo, para 03 ou 04 anos, mas as vantagens são enormes. A CCC será um Hospital Escola, o que eleva consideravelmente a graduação da classe médica que passará a atuar aqui, inclusive, com a presença de mestres/doutores lecionando, clinicando e, consequentemente, aquecendo o mercado imobiliário, de transporte, alimentação e de todo o comércio de uma forma geral. Só temos a ganhar e a oferecer o que há de melhor. Acredito que a cidade de Carangola também tenha o mesmo interesse nosso, porque, na verdade, a cidade passa por uma total transformação em seus mais diversos setores, como aconteceu em Matipó, por exemplo, com a instalação da Faculdade de Medicina”, afirma o provedor Fernando Hosken.
Sobre a SUPREMA
A Faculdade atua hoje em 03 cidades – Juiz de Fora/MG, Três Rios/RJ e São José dos Campos/SP. Tem um corpo docente conceituado, é respeitada e tem fama. Iniciou suas atividades em 2002 e está sedimentada em um caminho de excelência pedagógica que a transformou em referência acadêmica para todo o Estado de Minas Gerais, sempre calcada em valores como ética, cidadania, humanização, competência, comprometimento, inovação, dinamismo e qualidade.
O médico carangolense Ricardo Campello
É filho da carangolense Dyle Campello da Conceição e do português Paulo Antônio da Conceição. Reside em Juiz de Fora, é formado pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos – Faculdade de Medicina de Teresópolis (1978).
É Diretor/fundador:
– Da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – FCMS/JF- SUPREMA.
– Da Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios/RJ.
– Da Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos/SP-HUMANITAS.
– É Diretor/fundador do Hospital Monte Sinai de Juiz de Fora.
– É professor no Curso de Graduação em Medicina da FCMS/JF-SUPREMA, área de Ginecologia e Obstetrícia.
“MEC SUSPENDE CRIAÇÃO DE CURSOS DE MEDICINA POR 05 ANOS”
(Publicado em 06.04.2018 | Pela Agência Brasil)
“A criação de Cursos de Medicina no país está suspensa por cinco anos, de acordo com portaria assinada hoje (5) durante reunião do presidente Michel Temer com o ministro da Educação, Mendonça Filho, e representantes do Conselho Federal de Medicina e entidades ligadas ao setor. A medida vale para instituições públicas federais, estaduais e municipais e privadas. A ampliação de vagas em cursos de medicina já existentes em instituições federais também fica suspensa pelo mesmo período.
De acordo com Mendonça Filho, a medida se justifica pela necessidade de fazer uma avaliação e adequação da formação médica no Brasil. Segundo ele, foi grande o número de cursos abertos no país nos últimos anos e agora é preciso zelar pela qualidade”.
Lucrécia Muniz
24 de março de 2022
Que bela iniciativa! Carangola merece. Tem hospitais bem aparelhados, médicos competentes e situação geográfica privilegiada! Investimento de grande alcance. Sucesso!!!
Antônio Carlos e Regina Celi
23 de março de 2022
Parabéns 👏👏👏 grande empreendimento para CARANGOLA..
Jose Pedrosa
23 de março de 2022
Sonho que pode se tornar realidade, uma vez que está sendo articulado por pessoas íntegras e ligadas às origens Carangolenses. Fiquei mais feliz ainda aí tomar conhecimento que o médico fundador, RICARDO CSMPELO, e filho da Dra Dily Campeão, minha ex professora de Direito Processual Civil na faculdade VIANA JINIOR em Juiz de Fora nos idos de 1979 a 1982.
Lúcido Leoni
23 de março de 2022
Como cidadão carangolense, me sinto cheio de orgulho e muita esperança de que este sonho se concretize!!!
Não tenho dúvidas de que se depender do entusiasmo e empenho do meu amigo Dr. Fernando Quintão Hosken Filho e está Grande equipe médica a começar pelo amigo e respeitado Dr Anchieta Pereira este sonho pode a vir se tornar uma grande realidade envolvendo a nossa CCC que hoje atende toda a região com seu magnífico corpo médico e sua infra-estrutura com equipamentos de alta tecnologia na área médica hospitalar.
Desejo muito sucesso aos nossos médicos conterrâneos envolvidos nesta empreitada!!!
Que venha a Faculdade de Medicina para Carangola!!!👏👏👏👏👏