Em 23 de junho de 2013 por Jana Coimbra
“O Rio de Janeiro continua lindo”. Com certeza, sim. Mas, por algum motivo, isso soa tão falsamente carioca. Quer dizer, a Zona Sul tem as suas belas praias, pessoas bonitas e bem-vestidas perambulando pela orla, um dos pontos turísticos naturais mais belos do mundo, e etc etc etc. O negócio é que o Rio de Janeiro de verdade só é encontrado na periferia, e por lá nem tudo continua tão lindo assim.
Todo mundo diz que o carioca é malandro, tem gingado, um bronzeado permanente e o samba na ponta do pé. O que ninguém quer ver é que isso é tudo do subúrbio. Sei disso porque nasci e fui criada no Rio até os 12 anos e moro na cidade mais carioca de Minas (como já apresentado no texto anterior). Apesar de viver quase a metade da minha vida em Minas, sempre me senti extremamente carioca – a prova disso foi dada num dia, na fila da C&A, enquanto eu e uma amiga conversávamos sobre o que nunca deixaríamos de fazer mesmo se virássemos “rycas”. A minha resposta foi um simples, porém divertido, churrasco na laje.
Embora o lado turístico da cidade mais linda do Brasil seja a Zona Sul, o que vende mesmo o Rio para o mundo é o espírito carioca. E esse, “nem” – pronuncia-se com o “e” bem aberto –, só em Madureira e naqueles arredores você vai encontrar. Ou você acha mesmo que vai pisar na praia de Ipanema e vai ter uma “granfina” qualquer, de biquíni fio dental, sambando maravilhosamente bem enquanto desfila na areia com o seu belo corpo feito para o Carnaval?
A melhor parte da cidade está onde não é ponto turístico – mas deveria ser – : Mercadão de Madureira, Piscinão de Ramos, Saara, as quadras das Escolas de Samba, entre outros lugares que realmente mostram a cara do carioca. Muito provavelmente você não verá pessoas lá muito bem arrumadas ou bem comportadas, mas a graça é exatamente esta. É você sentir que pode, pelo menos um minuto da sua vida, aproveitar sem se importar com a falsa educação e falsa ética alheia. Se joga no samba, no frango com farofa, nas bolsas “pague uma leve duas” e conheça, verdadeiramente, a cidade maravilhosa. Bem-vindo!