Em 4 de fevereiro de 2011 por Jana Coimbra
O vocábulo “Carangola” que deu nome ao Rio e ao Município, ainda é uma incógnita possuindo várias versões. Alguns autores acreditam que tal nome tem origem e significado provido da expressão portuguesa “cará de Angola” (isto é referência aos indígenas que pintavam o rosto semelhante a africanos de Angola); Uma outra versão se refere a “cará-do-angola” (espécie de capim), surgiram depois que o elemento branco começou a povoar as margens, no século XIX. Em linguagem indígena com a africana significa “diabo velho dos matos”, “rio que arranha”, “capim redondo”, outros acreditam que seja fronteira entre a Costa do Marfim, e as Repúblicas de Mali, no século XVII tinham a denominação de “Carangoles” e “Cangolas”. Uma outra de origem africana diz dos crentes do candomblé – existe uma entidade denominada “Exu Carangola”. Entretanto, de acordo com a versão mais aceita, o nome de Carangola é devido ao fato de haver em abundância “cará” (nome comum a várias plantas dioscoreáceas, inhame) no meio do capim de angola, às margens do rio. Na época das cheias formavam-se grandes ilhas cobertas de carás em determinadas partes do rio. O cará pelo fato de estar misturado no capim de angola, foi chamado “cará-ANGOLA”. Depois fundiram-se pelo uso das duas palavras.
Texto de Rogério Carelli, publicado no mural do Museu Municipal de Carangola
kevelin freitas
29 de maio de 2017
Euuuu naooooo seiiiiiiii
ledy sebastiao da matta serrao
27 de abril de 2017
Bem,quando estudei no colegio Melo Viana minha professora era a Da.Zizinha Moizes ,ela nos encinou que o nome de Carangola era porque os indios que ali habitavam dizian vamos pescar cará no angola,(cara era o peixe que tinha no rio que se chamava angola) veio entao o nascimento da nossa cidade se chamar CARANGOLA amoooooooo
Lauro Sérvio Paes Almeida
20 de agosto de 2012
O nome de nosso municipio, como mencionado acima, realmente tem muitas versões… Meu pai (poeta e falecido em Carangola, autor de algumas letras de Hinos Escolares como EE Benedito Valadares, Jonas de Faria Castro, etc; com musicas de Britaneo Salerno) sempre me falava do nome KAAGUERA, que significava e linguagem indígena “diabo velho DAS MATAS”, porque toda a região de Carnagola era considerado pelos indigenas como um cemitério deles, e com este nome dado, estariam afastando outros habitante, para que seu ancestrais descanssacem em paz.