Em 3 de outubro de 2012 por Jana Coimbra
Poucos dias antes do baile de réveillon do Carangola Tênis Clube/CTC, ano passado, em dezembro de 2011, após uma denúncia até então não revelada, o Corpo de Bombeiros de Muriaé vistoriou os dois Clubes de Carangola e suspendeu a realização dos bailes, por medidas de segurança. O Campestre obedeceu, mas o Tênis não cumpriu a ordem e foi, imediatamente, interditado em janeiro de 2012. O descumprimento da ordem lhe custou caro e o Clube está interditado até hoje, 09 meses depois. O Corpo de Bombeiros exigiu a apresentação imediata de uma planta, que atendesse a todas as exigências previstas na lei, para que fosse aprovada. A planta, assinada pelo engenheiro Erlenson Souza/CREA 115533/D, foi enviada em janeiro e aprovada só em agosto, 08 meses depois. Enquanto aguardava a aprovação do Corpo de Bombeiros, as atividades do Clube permaneceram totalmente suspensas. Para transtorno geral dos associados e carangolenses, todos os casamentos, aniversários, formaturas e diversos outros eventos, agendados antecipadamente, tiveram que ser suspensos, gerando grandes complicações. Isso, sem falar do impedimento também dos almoços de domingo, da sauna, da natação, da hidroginástica, do futebol e demais atividades do Clube.
A Nova Diretoria 2012/2014, empossada dia 31 de agosto, deu início às obras no mesmo dia. Na portaria, logo na entrada do Clube, um painel anuncia aos sócios, em detalhes, cada uma das inúmeras exigências do Corpo de Bombeiros, praticamente em todas as áreas do CTC. Adequações caras, que estando ou não em condições de executá-las, o Clube terá que cumprir, para voltar às suas atividades normais. O valor da obra está estimado em R$ 30 mil e o valor de muitas modificações exigidas, não têm preço. A diminuição e alteração do formato do laguinho, na entrada do Clube, e o gradeamento de toda a parte externa do salão nobre, obras já executadas, causaram impacto e espanto, além de assustar sócios e carangolenses e levantar questionamentos, uma vez que comprometem a preservação do Clube como patrimônio da cidade, mesmo não sendo tombado pelo Patrimônio Histórico Cultural de Carangola (apenas 06 quadros óleo sobre tela, assinados por Funchal Garcia e Pedro são tombados pelo Município).
Inaugurado em 1954, o CTC sempre foi, com todo orgulho, o cartão de visitas da cidade. A menina dos olhos de Carangola, sempre bonito e bem cuidado. Um Patrimônio pessoal de cada carangolense em particular, há 58 anos. A grande maioria das exigências compromete, por completo, a beleza e o encanto da história de uma arquitetura planejada há mais de 50 anos. As manifestações, e por que não dizer – protestos, chegam através das mais variadas gerações carangolenses e merecem consideração, afinal, as exigências que estão sendo impostas ao CTC são radicais. É natural que um Clube que sempre escreveu e registrou a história de sua cidade, de maneira tão atuante e imponente, mereça ganhar as atenções dessa cidade, para que sua história não se perca e continue sendo contada, como tão bem sabe fazer o Tênis Clube. Luz, Câmera e Ação, mais do que nunca os holofotes se direcionam para o CTC.
Visite o site www.carangolatenisclube.com.br e confira a seguir, as obras que estão expostas no painel, na entrada do Clube, e as fotos registradas pelo JC. Movimente-se e manifeste-se. Contra fatos não há argumentos, mas contra exageros, vários argumentos podem, e devem ser levantados, como por exemplo, trocar a abertura das portas do salão nobre fixando-as para fora, colocar grades lineares em toda a lateral da varanda do salão nobre, inclusive na parte que tem vidro, exigir a ampliação do portãozinho de entrada (à esquerda) para 03 metros (como suporte para saída de emergência), sendo que bem próximo ao portão encontra-se uma escada e uma construção de alvenaria logo na frente, bloqueando a saída. Não seria o caso de retirar também a escada e a construção para liberar a saída do Clube?
Entrada do Clube
– retirar catraca
– retirar bloqueio atual
– fazer portão com 03 metros com abertura para fora
– instalar 01 lâmpada de emergência
– trocar o portão da 2ª entrada para tamanho de 03 m cada abertura para fora
– fazer rampa com abertura de 03 metros e entrada secundária
– aterrar parte do laguinho deixando passagem de 03 metros
Salão Nobre
– fazer rampa de 06 metros na escada de entrada do Salão Nobre
– colocar corrimão com puxador na escada
– colocar piso antiaderente ou fita na escada
– trocar a abertura de todas as portas internas, fixando-as para fora
– colocar 60m lineares de grades (guarda corpo) em toda lateral da varanda
– instalar 14 lâmpadas de emergência
– fazer rampa na escada de saída
– colocar corrimão com puxadores na escada de saída
Quadra Poliesportiva
– retirar 05 postes próximos à arquibancada e recolocá-los próximos ao muro
Piscina
– colocação de guarda corpo
– abrir passagem de 1,65 metros próxima à quadra
– retirar escada de acesso ao salão social
Salão Social
– recolocação de lâmpadas de emergência
– mudança de abertura das portas de correr para abertura para fora
– colocação de guarda corpo no palco
– colocação de guarda corpo nas escadas
– colocação de corrimão com puxadores nas escadas
Bocha
– retirar todo o telhado deixando a área livre
Quadra de Tênis
– desmanchar quarto com 04 metros deixando apenas a parede dos fundos
– instalação de duas lâmpadas de emergência
Churrasqueira Campo
– Instalação de 07 lâmpadas de emergência
Depósito de Gás
– refazer o tipo de portão
Alvoradinha
– desmanchar rampa de acesso à direita da entrada do Salão Social
– colocar corrimão com puxadores na escada
– instalação de 08 lâmpadas de emergência
– recolocação das lâmpadas de emergência
– colocação de guarda corpo de 15 cm na grade já existente, lado da piscina antiga
– colocação de 03 portas
– colocar abertura com 1,20m de largura
Sauna
– fazer uma rampa na escada
– colocação de corrimão com puxador
– colocação de guarda corpo na frente do prédio
– instalação de 05 lâmpadas de emergência (legenda em verde, obras concluídas)
Eliana Oliveira gomes
23 de dezembro de 2012
Gostaria de saber se lá em Muriaé eles tbm vistoriaram aquele Clube????? Que mais parece uma MUVUCA!!!!
Eliana Oliveira gomes
23 de dezembro de 2012
Gostaria de saber se lá em Muriaé eles tbm vistoriaram aquele Clube????? Que mais parece uma MUVUCA!!!!
Zenith Oliveira Magalhães
4 de outubro de 2012
Sabe que quando entrei no nosso clube e vi tudo remexido ,me senti totalmente desprotegida! Era como se estivessem descaracterizando a minha casa sem minha autorizacão. E pior não tinha com quem reclamar! Achei um exagero desnecessario. Afinal como vc. disse , um patrimonio da cidade. Nosso ,ora,pois ,pois. Fica aqui o meu protesto! Um abraco. A merce dos bombeiros estamos.
Zenith Oliveira Magalhães
4 de outubro de 2012
Sabe que quando entrei no nosso clube e vi tudo remexido ,me senti totalmente desprotegida! Era como se estivessem descaracterizando a minha casa sem minha autorizacão. E pior não tinha com quem reclamar! Achei um exagero desnecessario. Afinal como vc. disse , um patrimonio da cidade. Nosso ,ora,pois ,pois. Fica aqui o meu protesto! Um abraco. A merce dos bombeiros estamos.