Em 11 de maio de 2011 por Jana Coimbra
Melhor do que ter um Projeto aprovado pela Lei Federal é ter 08 cidades comemorando, vibrando e aplaudindo – de pé – esta grande conquista com você. É exatamente assim que se sente a carangolense Niza Drumond com a aprovação de seu Projeto Cultural “Circuito de Encontro de Bandas de Música Minas-Rio-Espírito Santo” pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio da Eletrobrás e Furnas Centrais Elétricas SA. (R$150 mil reais), nas cidades de Carangola/MG, Caratinga/MG, Leopoldina/MG, Araponga/MG, Alegre/ES, Guaçuí/ES, Raposo/RJ e Bom Jesus do Itabapoana/RJ.
De Carangola, também apoiam este projeto com patrocínio as empresas Distribuidora de Bebidas Caran-Cola Ltda. e Supermercados Marinho de Carangola Ltda e da cidade de Alegre/ES, a professora Zilda Vallim Antônio. Pessoas físicas também podem patrocinar projetos culturais através da redução fiscal no imposto de renda IR.
Este Projeto, coordenado por Niza Drumond a cada ano se expande para diversas regiões e foi aprovado em fevereiro/2011 pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura em seis cidades: Manhumirim/MG, Manhuaçu/MG, Espera Feliz/MG, Muqui/ES, Venda Nova do Imigrante/ES e Bom Jesus do Itabapoana/RJ. Niza está em fase de captação dos recursos aprovados no valor de R$235 mil reais, recursos estes redutíveis no ICMS. Este novo projeto terá início quando ela conseguir 20% dos recursos aprovados.
Ao todo, a edição 2010 recebeu 1.581 inscrições. Para o edital, o recurso disponibilizado pelo Governo de Minas através da renúncia fiscal, corresponde a 0,3% da arrecadação líquida do ICMS corrente – totaliza mais de 50 milhões para captação em 2011.
Segundo Niza, a inovação do Projeto para 2011 é a responsabilidade com a preservação do Meio Ambiente e com a Fraternidade através da Campanha Mão Estendida (arrecadação de alimentos para as pessoas carentes), além da inclusão da Cultura do Idoso com a participação de corais da Maior Idade. Feliz e empolgada como nunca, em parceria com as Prefeituras destas cidades, Niza lembra que esse é o 17º ano de existência de seu Projeto, visando o resgate, a preservação, o incentivo e o apoio às Bandas de Música, como também desperta a vocação musical em crianças e jovens, estimula a formação dos músicos e a capacitação técnica dos instrumentistas – “O encontro de Bandas de Música reúne Bandas das diversas regiões dos Estados de Minas, Rio e Espírito Santo. Embasa-se na capacidade de agregar, em cada cidade, um grande número de pessoas (de 3 a 6 mil pessoas) e envolve cerca de 500 músicos (entre 8 e 80 anos). Visa promover também a cultura, com suas expressões e manifestações onde os atores envolvidos sejam valorizados e o povo se sinta, em parte, como membro dessa cultura-história, numa cadeia de promoção humana. O Projeto enquadra-se dentro das políticas públicas – políticas de interiorização; a proposta é debater o Projeto Cultural desde o seu embasamento, analisando a qualidade e a eficácia das ações culturais, focado na criação de projetos integrados”, a grande tendência da cultura hoje comenta Niza, já anunciando os próximos Encontros de Bandas: Guaçuí/ES 22/05; Carangola/MG 26/06; Manhumirim/MG 17/07; Bom Jesus do Itabapoana/RJ 31/07; Manhuaçu/MG 07/08; Caratinga/MG 21/08; Araponga/MG 25/09; Alegre/ES 16/10.
Maestro geraldoluiz
23 de junho de 2018
Banda lira nossa senhora do Carmo gostaríamos de voltar ao circuito de bandas.
pedro carlos leandro
9 de setembro de 2013
o circuito de encontros de banda e uma grande conquisssta para a nossa regiao… Parabens para a nossa guerreira que e a niza drumont.