Em 16 de março de 2011 por Jana Coimbra
Graças à reportagem do JC online, veiculada em julho de 2010, a carangolense Maria Gomes Valentim, de 114 anos – mais conhecida como D. Quita – pode entrar para a história como a mulher mais idosa do mundo e como a primeira carangolense a bater um recorde mundial com seu nome sendo registrado nas páginas no Guinness Book.
A repercussão da reportagem foi instantânea. A notícia chegou ao JC, através de um e-mail de um americano, de Los Angeles/EUA, que faz parte de um Grupo de voluntários que ajuda o GRG (Gerontology Research Group/www.grg.org) na descoberta de novos centenários com mais de 110 anos, denominado “Supercentenários”. Este Grupo fornece dados para o Guinness World Records para a indicação de humanos mais antigos do mundo.
No e-mail, o americano garante que “se a afirmação de que a idade de 114 anos de D. Quita está correta, isso seria colocar-lhe um mês mais velha do que o detentor do record atual que é de um cidadão americano nascido em 26 de agosto de 1896.” O voluntário solicitou apenas que o JC online entrasse em contato com os familiares de D. Quita, para que fosse enviada, diretamente para Los Angeles, toda a documentação que possa comprovar dia, mês e ano do nascimento da carangolense Maria Gomes Valentim.
O JC já fez esse contato com os familiares de D. Quita e tem como, inclusive, comprovar esses dados também, uma vez que possui toda essa documentação em seus arquivos, usada na ocasião em que fez a reportagem. Resta agora, Carangola aguardar essa confirmação e comemorar com muita honra essa grande conquista de sua filha Maria Gomes Valentim que, por sinal, daqui a 04 meses, completa 115 anos de idade e de muita vida, totalmente abençoada por Deus.
Leia a nossa reportagem publicada em 31 de julho de 2010: Carangolense é uma das mulheres mais idosas do mundo
Amaro Bento Vaz Filho
2 de abril de 2011
Vó Quita,
Lembro-me do nosso (re)encontro. Olhou-me fixamente nos olhos, piscou algumas vezes e disparou: Amarinhoooooooooooo do Amaro?
Parabéns, saudade
Marcela Lima
1 de abril de 2011
Legal demais!!! Parabéns para a Dona Quita.
Fernando Souza
26 de março de 2011
Boa noite! Fiquei feliz em saber! Onde ela mora?
Israel Faccin Pacheco
22 de março de 2011
Minha Tia! Tia Quita vai pro Guinness!