Em 7 de janeiro de 2011 por Jana Coimbra
Por mais que as solenidades comemorativas do aniversário de Carangola não fujam às tradicionais programações de sempre, o dia 07 de janeiro guardará eternamente o perfil de um dia diferente e gostoso, típico das cidadezinhas do interior de Minas em dia de festa, afinal acordar ao som encantador de uma Banda de Música é um privilégio cada vez mais raro hoje em dia.
Assim foi esse dia 07 em Carangola. Manhã bonita e ensolarada daquelas que convida a pular cedo da cama para ver a Banda passar, diga-se a Lira 21 de Abril, do “Bravo” Maestro Cidinho, acelerando ou fazendo palpitar o ritmo dos corações carangolenses para anunciar que é feriado no Município, que é dia de festa e de alegria, dia do aniversário de 129 anos de Carangola.
Depois da Lira o trajeto até o Santuário de Santa Luzia ficou até mais interessante. A limpeza da cidade e principalmente da Praça da Matriz chamou a atenção de quem chegou às 7H da manhã para a Missa, ministrada pelo Padre Edmilson Martins e concelebrada com o Prefeito, com a Vice-prefeita, o Presidente da Câmara, alguns vereadores, secretários municipais, funcionários da Prefeitura e carangolenses em geral. Antes da benção final o Prefeito e o Presidente da Câmara fizeram uso da palavra, felicitando aos carangolenses e renovando os votos de esperança nesse novo que se inicia. O Prefeito comentou que não bastam apenas forças tarefa e de trabalho na cidade, porque a questão da solidariedade entre as pessoas é muito mais urgente, importante e maior do que tudo. O Presidente da Câmara falou sobre a importância do Dia 07 de Janeiro para Carangola e baseado na Leitura da 1ª Carta de São João (5,5-13), que fez durante a Missa, enfatizou a tarefa e a missão do Vereador de ser verdadeiro.
Terminada a Missa, todos se dirigiram à Praça para o hasteamento das Bandeiras do Brasil, de Minas e de Carangola feito pelo prefeito Patrick Neil, pelo presidente da Câmara Carlos Benedito, pelo comandante da 75ª Cia. da PMMG, Luiz André de Sá e abrilhantado pela Lira 21 de Abril. O secretário de planejamento e projetos, Edson Coutinho, conduziu o cerimonial iniciando com um interessante e emocionado histórico sobre Carangola e passando a palavra ao Prefeito e ao Presidente da Câmara. Patrick saudou o público mais uma vez, reforçando a importância de se retomar os valores da família, hoje desaparecidos e Carlos Benedito lembrou, emocionado, que há 129 anos era instalada a Câmara Municipal de Carangola e seu primeiro presidente Dr. Manuel Afonso Cardozo (nome que recebeu o novo Plenário da Câmara) exercia o poder de Chefe do Executivo e do Legislativo. Ainda emocionado, o Presidente saudou os carangolenses presentes convidando a todos para um café da manhã na Câmara de Vereadores.
Confira na próxima página, as fotos e o histórico de Carangola feito pelo secretário municipal Edson Coutinho e confirme a história interessante desse povo também interessante chamado carangolense:
Christina Salerno
14 de janeiro de 2011
Matéria gostosa de ler e nota-se a sincerade de quem é realmente carangolense. Quanto a banda passar, a missa, a solenidade e ao café da manhã na Câmara, realmente foi delicioso, todos parecíamos comungar na mesma alegria do sol que soltava os seus primeiros raios no nosso belo vale. Que Deus ilumine os Três Poderes e seus assessores, para que, Carangola minha terra amada, seja socorrida. Como disse o nosso Prefeito Patrick se conseguirmos resgatar os valores, como a fraternidade, a humildade e o amor por Carangola chegaremos lá.
A cidade não é feita só pelos Três Poderes! Nós carangolenses também fazemos parte desse contexto e temos função como cidadãos que somos, além de ficar só na crítica. Apresentar sugestões, comparecer às Reuniões da Câmara Municipal, ajudar a manter limpa a cidade, combater a Dengue, olhar pelas nossas crianças, jovens e adolescentes, pois, sabemos que a educação não vem somente da escola, mas do berço. Avante Carangola querida! Sou apaixonada por você! Parabéns pelo seu aniversário!
Iago
11 de janeiro de 2011
Pelo menos o Prefeito apareceu no Hasteamento das Bandeiras, afinal ele anda tão sumido dos eventos oficiais….Será que ta com medo de algo?
Diego Andrade
10 de janeiro de 2011
Muito boa a festa de aniversário! Parabéns aos organizadores!
Na minha opinião, a única coisa que estragou, foi o show do Uns e Outros! A banda parecia desmotivada,sei la,desanimou muita gente!
Outra coisa que considero um ponto negativo,é a iluminação da rua de chegada no parque que está péssima.
É absurdo pensar uma rua de tanto movimento seja tão mal iluminada daquele jeito! Dependendo da hora,é até perigos estar ali!
Em julho tem exposição e a nossa esperança é que a prefeitura solucione o problema!
Luciano
8 de janeiro de 2011
Viva Carangola! Em Frente!