Em 22 de agosto de 2011 por Jana Coimbra
A oitava edição da Feira da Cultura Culinária Espanhola, será realizada dia 16 de setembro, a partir das 20h, na Escola Servita Regina Pacis. Aproximadamente 100 alunos participam do evento e cada aluno participante ganha 05 convites para distribuir aos convidados.
POR QUE UMA FEIRA DE CULINÁRIA?
Vestida para comemorar sua oitava edição, a Feira da Cultura Culinária Espanhola pode, hoje, justificar com propriedade os caminhos percorridos pelos setores pedagógicos, culturais, artísticos, históricos, geográficos e por que não, políticos e econômicos? Estamos diante de uma atividade plural, exatamente como deve ser qualquer profissional, de qualquer área de atuação no mundo moderno. Entender a educação com a visão holística é viabilizar a formação integral.
A Escola Servita Regina Pacis, saiu na frente, quando em 2001 oficializou a Língua Espanhola em sua grade curricular. Estamos completando uma década do estudo do idioma, com resultados comprovados em vestibulares de várias partes do país.
Através da culinária, é possível conhecer muito da história de um povo: sua cultura, influências da colonização, sua agricultura, clima, enfim, sua identidade.
Certa vez ouvi no supermercado: “Está chegando a época de ver este lugar cheio de jovens, não é professora?” Fiquei pensando naquela pergunta avaliando sua dimensão. É realmente emocionante ver esses jovens vibrando, decifrando palavras e costumes. É emocionante vê-los entendendo que não há como fragmentar o conhecimento, que tudo, direta ou indiretamente, se relaciona.
Portanto, a Feira acontece porque ela representa em sua essência o que há de mais moderno no pensamento da era globalizada. A Feira existe, porque existe o prazer em produzir conhecimento, existe porque faz vibrar, porque veste-se de belezas e juventude para fazer com que possamos acreditar nesses jovens como futuros líderes, profissionais competentes e, acima de tudo, felizes e realizados.
Professora Ludimila Beviláqua F. Terra