NOTÍCIAS CARANGOLICES QUEM SOMOS CONTATO
  • Foto: Meninas dos Olhos
  • Foto: Menina dos Olhos
  • Foto: Menina dos Olhos

Notícias

70ª Exposição Agropecuária e Industrial de Carangola

Em 19 de agosto de 2019 por Jana Coimbra

70ª Exposição Agropecuária e Industrial

de Carangola

 

Foto da Primeira Exposição de Carangola exposta na Secretaria do Sindicato Rural

Hoje, 19 de agosto, há exatamente 74 anos, num domingo, encerrava-se a Primeira Exposição Agropecuária e Industrial de Carangola, iniciada no dia 12 de agosto, como nos retrata essa foto de 1945 que se encontra exposta na Secretaria do Sindicato Rural de Carangola. Saudações do Jornal da Cidade “online” ao Sindicato dos Produtores Rurais de Carangola e seus respectivos Presidentes pela realização de todas as Exposições Agropecuárias e Industriais de Carangola desde 1945 e, especialmente dessa “70ª Edição”, de 21 a 28 de julho de 2019.

 

O acervo particular do Sindicato Rural, não está incluído aqui nas pesquisas do Jornal da Cidade. Temos como registro das Exposições Agropecuárias de Carangola algumas fotos e textos do Livro do Centenário de Carangola, citações/fotos do livro do historiador Rogério Carelli e textos de um livreto editado pela Prefeitura, por ocasião da 31ª Edição da Exposição, que enumeram dados, resultados dos Concurso Leiteiro e registram os Presidentes do Sindicato Rural, desde o seu surgimento. Recorremos também à algumas fotos de acervos pessoais de carangolenses que retratam a história bonita e saudosa das Exposições de Carangola que, ao longo do anos, tornou-se a maior festa Agropecuária da região, assim prevalecendo por muito tempo.

O Livro do Centenário retrata a fachada do Sindicato e a entrada do Parque de Exposição, o Pavilhão redondo, onde aconteciam os concorridos Concursos Leiteiros, demais Pavilhões e as rústicas e inesquecíveis “Barracas do Lions Clube, do JAP” e outras, ainda do tempo em que as Exposições eram realizadas no campo do Estádio Roseny Soares. São 70 realizações de Exposição, de muitas histórias para se contar, de muito suor e trabalho, mas também de muitas conquistas, aplausos, troféus, vitórias,  amizades firmadas, amores e paixões consagrados.

Os Presidentes que por ali passaram, priorizando atenções aos Produtores Rurais e dando suporte aos eventos da Exposição estão visivelmente destacados na Secretaria do Sindicato e perpetuando a história de luta, garra, dinamismo e amizade do povo carangolense, desde 1945, antes mesmo do Sindicato Rural ser oficialmente estabelecido – o que veio a acontecer apenas em 1963 (segundo o Livro do Centenário).

Na Galeria do Sindicato Rural faltam ainda fotos dos 04 últimos presidentes: Cláudio Murilo de Souza Machado, Hugo Cheim Machado, Aluízio Lindembergh Thomé e Júlio Maria Ferrari (atual presidente).

Pela ordem, os Presidentes do Sindicato dos Produtores Rural de Carangola é essa. Um brinde a cada um deles que fortaleceram a presença da Agropecuária em todo o Município e região, tornando a história das Exposições inesquecível, de geração em geração:

– José Larivoir Esteves
– Jonas Esteves Marques
– Luiz Ignácio Silva Thomé
– Admardo de Souza
– José Garcia de Freitas
– Armando Imbelloni
– Lacordaire de Souza Azevedo
– Fernando Quintão Hosken
– Wingston Mendes de Souza
– José HosKen
– Ronaldo de Freitas Magalhães
– Nilo Alves Monteiro
– Antônio de Pádua Rodrigues
– Ilário Belúzio
– Walace Cunha
– Mauraci Pereira de Amorim
– José Maria Gomes Campos
– Cláudio Murilo de Souza Machado
– Hugo Cheim Machado
– Aluízio Lindembergh Thomé
– Júlio Maria Ferrari

 

1945… 2019 = 70 ???

Sim, à primeira vista parece conta errada, mas não é. De 1945 a 2019, a Exposição de Carangola não foi realizada em alguns anos, por motivos diversos – dentre eles a falta de verba e a peste suína – o que resulta nessa diferença de 70ª para 74ª Exposição, que deveria estar sendo realizada nesse ano de 2019.

Valendo registrar também que as primeiras Exposições, segundo o historiador Rogério Carelli, não eram realizadas apenas no Mês de Julho:
1ª – 12 de Agosto de 1945
2ª – 18 de Agosto de 1946
3ª – 18 de Maio de 1947
4ª – 15 de Agosto de 1948
5ª – 14 de Agosto de 1949
6ª – 20 de Agosto de 1950
7ª – 21 de Agosto de 1951

As anotações do livro de Rogério Carelli que se encerram em 1959, registram ainda as datas de 22.08.956 (12ª Exposição), 21.07.957 (13ª), 20.07.958 (14ª) e 20.06.959 (15ª).

Curiosas anotações que o historiador Rogério Carelli

registrou em seu Livro sobre as Exposições de Carangola

24 de Maio de 1947 – Hoje, sábado e penúltimo dia da semana da 3ª Exposição Agropecuária e Industrial de Carangola, apresentavam-se para uma multidão calculada em 6000 pessoas, vários artistas da Rádio Nacional. O público ali presente teve a oportunidade de aplaudir Linda Batista, Oswaldo Elias, Jorge Veiga, a dupla humorística Alvarenga e Ranchinho e o conjunto de vocalistas Os Bandeirantes.

15 de Agosto de 1948 – A cidade recebia a visita do Governador do estado de Minas Gerais Dr. Milton Soares Campos, que veio inaugurar a 4ª Exposição Agropecuária e Industrial de Carangola. Sua comitiva se compunha de 19 pessoas, o Secretário da Agricultura Dr. Américo Renê Gianetti, o Secretário da Fazenda Dr. José de Magalhães Pinto, o Secretário do Interior Dr. Pedro Aleixo, o Secretário de Viação e Obras Públicas Dr. José Rodrigues Seabra, Dr. Vivaldi Wenceslau Moreira chefe de gabinete do Secretário da Fazenda e outras personalidades. Pela manhã, uma concentração composta pelo Tiro de Guerra 68 e todos os estabelecimentos de ensino da cidade, formaram uma ala desde a Praça Governador Valadares até a porta do Hotel Central. O cortejo do governador, composto de 11 carros oficiais, chegou às 10:00h., acompanhado dos carros das autoridades locais, que foram receber os visitantes no povoado de Fervedouro. De fervedouro a Carangola, o governador veio em companhia do Prefeito Municipal de Carangola sr. Pedro de Oliveira. Na chegada ao Hotel Central, a comitiva foi saudada por um discurso proferido pelo Dr. Antônio Átila Ramos Brandão.

14 de Agosto de 1949 – Encerrava-se com brilhantismo a 5ª Exposição Agropecuária e Industrial de Carangola. A cerimônia de encerramento contou com a presença do Dr. José Carlos Bello Lisboa, ex-Diretor da Escola Superior de agricultura e Veterinária de Viçosa MG e ex-Secretário da Agricultura da Prefeitura do Distrito Federal, que proferiu um discurso onde expôs suas impressões sobre o certame. Discursaram ainda o Presidente da Associação Rural de Carangola, Dr. José Larivoir Esteves e o Deputado Estadual Dr. Xenofonte Mercadante.

15 de Agosto de 1951 – Para uma rápida visita à 7ª Exposição Agropecuária e Industrial de Carangola, chegava a esta cidade, o Governador do Estado de Minas Gerais D. Juscelino Kubitschek de Oliveira. A recepção ocorreu na Praça Coronel Maximiano às 15:00h., quando o ilustre visitante caminhou no trecho da Prefeitura Municipal à residência do sr. Francisco Martins de Oliveira, situada à Rua Santa Luzia nº 02, onde ficou hospedado. Neste percurso, foi saudado pelo Tiro de Guerra 68 estudantes que formaram alas em ambos os lados da rua, defronte à Igreja Matriz. Após os discursos de praxe, o Governador se dirigiu para o Estádio Municipal, para uma visita aos pavilhões do Parque de Exposições. À Noite foi oferecido ao Governador e comitiva, um banquete no salão da Associação Comercial de Carangola.

22 de agosto de 1956 – Inaugurava-se a XII Exposição Agropecuária e Industrial de Carangola. O ato contou com a presença do Secretário da Agricultura de Minas Gerais Dr. Álvaro Marcílio representando o Governador José Francisco Bias Fortes e do vereador Demosthenes Menicucci representando o Vice-Presidente da República Dr. João Belchior Marques Goulart. Proferiu o discurso de abertura o Presidente da Associação Rural de Carangola Sr. Ignácio Luiz da Silva Thomé.

21 de Julho de 1957 – Inaugurava-se a XIII Exposição Agropecuária e Industrial de Carangola. A cerimônia foi presidida pelo sr. Ignácio Luiz da silva Thomé e contou com a presença dos srs. Dr. João Ferreira Junior representando o Ministro da agricultura, Dr. Oscar Lamounier representando o Secretário de Agricultura de Minas Gerais, Dr. Odilon Pereira representando o Secretário de Segurança de Minas Gerais, Antônio Ferreira da Silva, Prefeito Municipal e Carangola e os Prefeitos de Espera Feliz, Tombos, São Francisco do Glória, Faria Lemos e Divino. Presentes também o Tiro de Guerra 68 sob o comando do sargento Benedito Viegas de Pinho e a Banda da Sociedade Musical Santa Luzia sob a regência do maestro Ludovino Ferreira.

24 de Julho de 1957 – Na ata de hoje, quarta-feira da semana da XIII Exposição Agropecuária e Industrial de Carangola, exibia-se pela primeira vez nesta cidade, 03 aparelhos da esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira, em números de acrobacias aéreas.

20 de Julho de 1958 – Em cerimônia realizada hoje às 14:00h., era inaugurada a XIV Exposição Agropecuária e Industrial de Carangola. O ato contou com a presença do Presidente da Associação Rural de Carangola, Dr. Admardo Rocha de Souza, do Prefeito Municipal sr. Antônio Ferreira da Silva, do representante do Vice-Presidente da república professor Francisco Clementino de Santiago Dantas, do representante do Ministro da Agricultura Dr. José Smith Braz e numeroso público. O ato foi abrilhantado pela presença da Banda de Música do 12º Regimento de Infantaria de Juiz de Fora MG.

20 de Junho de 1959 – O Presidente da Associação Rural de Carangola, Dr. Admardo Rocha de Souza, comunicava através da imprensa, os motivos pelo qual não se realizaria a Exposição Agropecuária e Industrial de Carangola deste ano, conforme vinham sendo realizadas desde 1945. A principal alegação estava na negativa por parte da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, de fornecer a verba para aquele certame, destinando-a para a Exposição de Muriaé.

Nossa homenagem à esses carangolenses que iniciaram essa bonita história de Carangola. Foto do livro de Rogério Carelli.

Logado como . Log out » Deixe seu comentário!

LEIA TAMBÉM SOBRE

  • Prefeito divulga novo Secretariado Prefeito e vice-prefeito se reuniram hoje, no gabinete, com a equipe de Secretários, Chefes...
  • Estão empossados o Executivo e o Legislativo Municipal Após 20 anos, Solenidade de Posse dos Vereadores, do Prefeito e do Vice-prefeito volta...
  • 70ª Exposição Agropecuária e Industrial de Carangola Saiba detalhes da história das Exposições Agropecuárias e Industriais de Carangola, iniciada em 1945,...

CATEGORIAS

  • Achados e imperdíveis
  • Agitos
  • Cidade
  • Crônicas
  • Cultura
  • Destaque
  • Educação
  • Fotos
  • Imobiliaria campos ribeiro
  • O que comer
  • O que fazer
  • Onde ficar
  • Pessoas e Fatos
  • Política
  • Povo Fala
  • Saúde
  • Túnel do Tempo

PUBLICIDADE

  • parceiros
  • parceiros
  • parceiros
  • imagem
    Baixe nosso aplicativo Plataforma Android.
  • imagem
    Siga no Instagram Confira nossas fotos.
  • imagem
    Curta no Facebook Acompanhe nossas postagens.

JCC - Jornal da Cidade Carangola 2015

nonap